sexta-feira, 5 de junho de 2009

Memorial de Leitura


Em meus primeiros contatos com o mundo escolar, ficou evidente meu apreço e afeição pelos diferentes códigos que envolvem a leitura. Assim que ingressei na escola, percebi que sobressaia em disciplinas nas quais eu pudesse usar da leitura em suas múltiplas funções como decodificar, redigir, interpretar com próprias palavras etc. Aprendi a ler com facilidade. Alfabetizada sob método tradicional, assimilei rapidamente os fonemas e sem dificuldades compreendi a junção dos mesmos com as vogais. Sendo assim, não tive dificuldades em aprender a ler.

Desenvolvendo meu afeto pelo pelos aspectos lingüísticos, assim que ingressei na faculdade, comecei a perceber que saber ler vai muito além do que está refletido nos códigos, sílabas, palavras, frases, parágrafos... Percebi que para obter um contato profundo e verdadeiro com a leitura é preciso compreender e contextualizar diversos fatores dentre eles fatores sentimentais, sociais, culturais, cronológicos etc., ou seja, saber a ler é desmistificar um amplo universo.

Hoje compreendo que, embora sendo professora de Língua Portuguesa, preciso estar imersa em um universo de constantes buscas. Acredito que partindo desse ponto ainda poderei afirmar com convicção que aprenderei a ler com destreza e aptidão, pois o universo da compreensão e interpretação é algo paradoxal, ora é particular, ora é amplo. No entanto, ainda estou “navegando” em busca do perfeito letramento por acreditar que ler, vai muito além de traduzir ou transcrever na oralidade o que “demonstra” dizer as palavras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário